O PODER DAS IDÉIAS E AS IDÉIAS DO PODER

Milton Campos, político mineiro de primeira linha, foi deputado, senador e governador. Homem de princípios, idéias e ideais, dizia que é preciso que se assuma o poder das idéias, não as idéias do poder. Alertava-nos sobre o vale-tudo na luta em que se vigora o poder pelo poder, não para por em prática idéias realmente profundas e capazes de revolucionar a forma de governar, mas na disputa pelo poder, pelo poder, simplesmente. Não por causas nobres, mas para se ter as rédeas, o comando, as vantagens e delas locupletarem-se. O poder e suas benesses. De eleição em eleição sempre aparecem pela mesma disputa e na bagagem, os escândalos. Certos candidatos continuam os mesmos, se não piores, obcecados pela idéia do poder, sem o mínimo interesse no poder das idéias. Cada vez mais ricos em espertezas, cada vez mais miseráveis de justos e sinceros ideais.

FUNÇÃO DO LEGISLATIVO - Nas democracias vigorantes, e na qualidade de um órgão plural, uma das funções prerrogativas do legislativo, em todos os níveis, é o de refletir direta e legitimamente a vontade do povo. É a de representar a maioria e também as minorias dos cidadãos. Possui ainda as missões fiscalizadoras, de controles internos e externos da legalidade e do cumprimento das determinações emanadas desse Poder.
NA PRÁTICA, A TEORIA É OUTRA - No entanto, na prática, o povo em si é o último item na pauta de interesses da maioria destas câmaras: federal, estadual e municipal. Desnecessário enumerar aqui quais as prioridades têm sido praticadas. Um exemplo é a recente aprovação, pela Comissão do Consumidor do Senado, de projeto de lei que permite a cobrança de preços diferenciados para o pagamento à vista, em dinheiro ou com cartão de crédito.
EXEMPLO DO CC - Ora!, se o País vangloria-se de não ter inflação, se o pagamento com cartão de crédito é considerado pagamento a vista, por que cargas dágua teria preços diferenciados? O consumidor não pode arcar com mais essa despesa oriunda da falta de entendimento entre as operadoras de cartão de crédito e o comércio. Salvo, claro, do ponto de vista de nossos legisladores.
LEGISLANDO PELA MISÉRIA - Outra que nos chega do legislativo federal, mas desta feita via câmara dos deputados, diz respeito à criação de municípios. Todos sabemos, e vivenciamos, sobretudo em regiões como a nossa, o benefício que representa para milhares de brasileiros, norte mineiros em especial, a transformação de alguns distritos em municípios. Foram inúmeros os melhoramentos e as pessoas alcançaram um nível de vida menos indigno. Os deputados, porém ou pelo menos parte expressiva deles, querem, agora, extinguir alguns desses municípios e dificultar a criação de outros.
MUNICÍPIOS SEM LEGISLATIVO - O fato de esses municípios não gerarem renda não deve e nem pode ser utilizado como fator de empecilho para os avanços. Jaz em alguma gaveta do Congresso, proposta do então senador Paulo Hartung, hoje governador do Espírito Santo, que estabelece o fim das câmaras legislativas em municípios com até 10 mil habitantes. São justamente essas casas que oneram as pequenas cidades. Em seu lugar surgiriam conselhos municipais com a função de fiscalizar o executivo, sem, contudo, gerar despesas. Essa seria uma saída, mas nem passa pela cabeça dos legisladores considerá-la.
FRANÇA E ALEMANHA - A França e a Alemanha possuem, respectivamente, 11 e 15 mil municípios em territórios equivalentes ao de Minas Gerais. O brasilsão todo possui 5.563 municípios. A maioria com menos de 10 mil habitantes e quase todos carentes de serviços. Voltarem ou permanecerem na condição de distritos, vilas etc., significa tão somente aumento e permanência da miséria, abandono e desleixo.
CANDIDATO FICHA SUJA REJEITADO (na teoria) - O DataSenado realizou pesquisa para aquilatar os efeitos da divulgação de listas de candidatos com fichas sujas nas eleições municipais de 2008. A maioria absoluta dos entrevistados (
88%) declarou que mudaria o voto se constatar que seu candidato foi guindado ao cadastro dos “sujos”. Mais: para 86% dos entrevistados, um candidato que responda a processos judiciais por improbidade administrativa nem mesmo deveria disputar cargos eletivos. A pesquisa é telefônica. Foi feita em todas as capitais do país. Ouviram-se 1.105 brasileiros com 16 anos ou mais, entre os dias 18 e 27 de agosto. Na prática, não foi isso que se viu.
OS ESCÂNDALOS DO BRASIL - Nos últimos 30 anos o Brasil sofreu uma sucessão sem fim de escândalos políticos, de corrupção, desvio de dinheiro público. Um verdadeiro mar de lama. Na área federal, o Governo de José Sarney foi o campeão absoluto, seguido de Fernando Henrique Cardoso. Em todos eles o PMDB, partido que não consegue ficar longe do poder, estava ou está, literalmente e diretamente, envolvido. Somados, os governos José Sarney e de Itamar Franco, têm média um grande escândalo por mês de Governo. Recorde absoluto, considerando os governos de toda a história republicana.
O HOMEM MEDÍOCRE - (...) conduz à ostentação, à avareza, à falsidade, à avidez, à simulação; por trás do homem medíocre, assoma o antepassado selvagem, que conspira no seu interior, acossado pela fome de atávicos instintos, e sem outra aspiração além da saciedade (...) (Trecho de “O Homem Medíocre, José Engenieros).
A IMPORTÂNCIA DO 23 - Ao longo da história, o número 23 mostrou ter um profundo significado. O ser humano recebe 23 cromossomos de cada pai. A geometria é baseada em 23 leis naturais. O dia sideral, ou seja, o tempo em que a Terra realiza uma rotação em torno de si mesma é de 23 h56min4s. 23 é um numero primo, assim como é o 2 e o 3. Sendo estes os primeiros números primos. 23! possui 23 dígitos em decimal. O equinócio de outono no Hemisfério Norte e o equinócio de primavera no Hemisfério Sul em geral acontecem no dia 23 de Setembro. O Livro de Salmos, o mais popular livro da Bíblia, é seu 23º livro, e o salmo mais conhecido, reproduzido e recitado é o de número 23: “O Senhor é meu Pastor, e nada me faltará.”. Em Atos, o 23 diz: (...) Diante de Deus, com a consciência limpa. Poder-se-ia dizer também: e com a ficha também. Os seis primeiros dígitos de Pi (3,14159) somando-os dá o resultado igual a 23 . São precisos 23 segundos para que o sangue circule pelo corpo humano. W é a 23ª letra do alfabeto latino, tem duas (2) pontas para baixo e três (3) para cima. Em um teclado QWERTY o dito W está entre os números 2 e 3. William Shakespeare nasceu dia 23 de Abril de 1564 e morreu em 23 de Abril de 1616 (16 + 16 = 32. 23 invertido).
Posted by FACÉCIAS DO EUBÚLIDES, sábado, 1 de novembro de 2008 13:23

0 Comments:

<< Home | << Add a comment