Sistema Nacional de Mobilização realiza sua primeira reunião em Brasília

SINAMOBE, sigla feia, mas de causa nobre: mobilizar o País em caso de agressões e ações internacionais em defesa de brasileiros

A primeira reunião do Comitê do Sistema Nacional de Mobilização (SINAMOB) aconteceu nesta quarta-feira, 19, em Brasília. O sistema foi criado pela Lei nº 11.631, sancionada em 27 de dezembro de 2007 e que dispõe sobre a Mobilização Nacional.

O Ministério da Defesa, órgão central do sistema, Ministérios da Justiça, Relações Exteriores, Planejamento, Orçamento e Gestão, Ciência e Tecnologia, Fazenda e Integração Nacional, Casa Civil, Gabinete de Segurança Institucional e Secretaria de Comunicação Social da Presidência são os 10 órgãos do Governo Federal que compõem o SINAMOB. Cabe ao sistema atuar de forma ordenada e integrada para realizar todas as fases da mobilização nacional em caso de agressão ou até mesmo em defesa de brasileiros no exterior.

Mobilização nacional significa planejar, orientar e empreender um conjunto de atividades destinadas a capacitar o País em casos de emergência de defesa territorial. As ações devem começar a ser desenvolvidas na situação de normalidade do País, para que não seja surpreendido com a carência de meios em uma situação extrema, e devem ser feitas de modo contínuo, metódico e permanente e deve ser utilizada como complemento à logística nacional.
Posted by FACÉCIAS DO EUBÚLIDES, quarta-feira, 19 de novembro de 2008 08:56

0 Comments:

<< Home | << Add a comment